2024 foi um ano muito bom para a indústria de Caminhões e Comerciais Leves
2024 foi um ano bastante positivo para a indústria de caminhões e comerciais leves.
O volume total de caminhões comercializados em 2024 foi de 122.099. E comparação com 2023, foram comercializados 103.994 unidades.
Houve um aumento de 18.105 unidades, representando um crescimento de 17,41%.
As informações são da FENABRAVE, associação que fiscaliza o setor automobilístico.
Os números de vendas de comerciais leves (veículos que transportam até 3.500 kg, como Pick-ups, Vans, Furgões e similares) alcançaram 536.604 unidades. Comparando os números de 2024 com os de 2023, que teve 458.498 vendas, houve um aumento de 78.106 unidades, representando um crescimento de 17,04%.
A marca que mais vendeu caminhões foi a Volkswagen Caminhões, com um total de 31.287 unidades, representando 25,6% de MKT-Share.
Os destaques do ano de 2024 da VW foram os modelos: 9-180, com 2.344 unidades comercializadas, com 40,84% de MKT Share no segmento de caminhões leves. O modelo 11-180 teve 5.960 vendas realizadas, com 41,28% de MKT-Share no segmento de caminhões médios. O VW Meteor 28.480 foi destaque na categoria de pesados, com 2.111 unidades comercializadas. Já nos semipesados, a VW foi muito bem com os modelos 26.260, com 2.843 vendas. O modelo 17.210 (toco) vendeu 2.568 unidades. O 26.320 comercializou 1.955 unidades, enquanto o 31.320 vendeu 1.567 unidades.
A Mercedes-Benz acumulou em 2024, 28.847 unidades comercializados, fechando o ano com um MKT Share de 23,63%.
Com uma linha de caminhões e comerciais leves bem completa, os principais destaques da Mercedes-Benz foram os modelos:
Accelo 1017 com 4.576 vendas; Atego 1729, com 2.921 vendas, Atego 2429, com 2.600 vendas; Actros 2548, com 2.406 vendas; Sprinter 417, com 2.344 vendas; Accelo 817, com 1.583 vendas; Sprinter 517, com 752 vendas; Accelo 1317, com 680 vendas e Atego 1419, com 539 vendas realizadas.
A Volvo ocupou a 3° posição no acumulado geral de caminhões vendidos, com 23.180 caminhões, somando um MKT Share de 19,98%.
Os destaques da Volvo foram o FH 540, que foi o caminhão mais vendido do Brasil no acumulado geral de 2024, com 7.765 unidades. O FH 540 também foi lider na categoria de caminhão pesado mais vendido.
O FH 460 vendeu 4.956 unidades, sendo o 2° caminhão pesado mais vendido no ano.
Para completar a linha de sucesso da Volvo, o Volvo VM 290 vendeu 4.026 unidades, sendo o modelo de semipesado que mais vendeu no país.
A Scania vendeu 19.134 unidades no Brasil em 2024. O acumulado de vendas representou 15,67% de MKT-Share.
Os destaques da montadora sueca foram os modelos R450, com 4.417 vendas, R460, com 4.010 vendas, R540, com 2.507 vendas e R560, com 2.493 unidades comercializadas.
A DAF, que não para de crescer, ano após ano, acumulou um total de 9.624 caminhões comercializados. O MKT-Share é de 7,88%.
Os destaques são o modelo semipesado CF 310, que foi lançado na Fenatran de 2022 e desde então é um sucesso de vendas, com 1.501 unidades vendidas só em 2024.
Já os pesados, o destaque são os modelos XF 530, com4.608 vendaseXF 480, com3.155 unidades comercializadas.
A Iveco alcançou 8.798 unidades vendidas em 2024, com um MKT Share de 7,21%.
O modelo Tector 11.190 teve 740 vendas realizadas. Já o Tector 9.190 vendeu 375 unidades.
A Daily Furgão foi o destaque na categoria de comerciais leves, com capacidade de carga até 3.500 kg, com 2.006 unidades vendidas. O modelo 45-170 teve 385 unidades vendidas. A Daily 65-170 vendeu 392 unidades, enquanto a 55C17 vendeu 208 unidades.
A Renault Master se destacou com a liderança no segmento de furgões até 3.500 kg, com 11.159 unidades comercializadas, conquistando um MKT Share de 29,95% neste segmento.
A Ford atua no segmento de comerciais leves com a Transit (Furgão, chassi e elétrica) e com a pick-up Ranger. Neste segmento, somando os 2 produtos, a marca acumulou 39.477 veículos vendidos.
A Transit Furgão foi o destaque da marca, comercializando 3.154 unidades, com 8,47% de MKT Share no segmento de furgões até 3.500 kg.
A nova Ford Ranger, lançada em 2023, já é um sucesso de vendas. Ela é responsável por 31.860 vendas realizadas no segmento de pick-ups médias por chassi. Atualmente a Ranger ocupa a vice-liderança no segmento e não para de crescer dentro do seu segmento, com muita tecnologia, preço e uma ampla oferta de versões e motorizações disponíveis.
A Chevrolet lançou a nova S10 em 2024, dando uma renovada na tradicional pick-up média.
Agora ocupando a 3° posição neste segmento, a S10 vendeu 27.402 unidades.
Destacam-se também a Chevrolet Montana, com 13.545 vendas, um bom volume dentro do segmento de comerciais leves.
Não podemos deixar de destacar a Silverado, ainda importada, marcando espaço e chamando muita atenção por onde passa. Foram comercializados 1.277 unidades da Pick-up Full Size.
A lider de mercado das pick-ups médias, a Toyota Hilux, não perde a majestade dentro desse segmento. Em 2024, ela manteve a supremacia entre as pick-ups médias sob chassi, principalmente por conta da preferência do público do agro, frotistas e mineradoras.
Em 2024 a Hilux vendeu impressionantes 50.010 unidades, mantendo-se isolada no segmento de pick-ups médias por chassi.
A RAM, marca do grupo Stelantis é só sucesso dentro do segmento de pick-ups monobloco.
A Rampage comercializou 23.619 unidades em 2024, ocupando a 3° posição do seu segmento.
Não podemos esquecer de frisar que esse segmento é liderado há diversos anos pela sua irmã, a Fiat Toro, que comercializou em 2024 53.856 unidades.
E fechando nossa reportagem, não podemos deixar de destacar o carro mais vendido no Brasil em 2025. Foi a Fiat Strada, “a pick-upzinha mais querida do brasileiro”
Em 2024, a Strada acumulou 144.684 vendas, ocupando o 1° lugar geral de vendas.
Também é o veículo comercial leve mais vendido do Brasil.
Parabéns Fiat /Stellantis, pelo pódium da Strada mais uma vez !!