As vantagens de contratar um despachante aduaneiro para a importação de frutas e outros alimentos
O Brasil é país gigantesco, com muitas culturas presentes na nossa população. Portugueses, italianos, angolanos, moçambicanos, nigerianos, japoneses, chineses, coreanos, bolivianos, peruanos, haitianos, libaneses, enfim, a população brasileira é composta da união de vários povos e várias raças. Cada estrangeiro que abraçou o Brasil como seu lar, trouxe um pouco de sua cultura e de seus gostos culinários.
Não é de admirar que a culinária brasileira é uma das mais admiradas no mundo.
Para tantos gostos diferentes, mesmo com a grande quantidade de alimentos nacionais, há um mercado muito grande para a importação de alimentos.
Nesta edição, entrevistamos o Sr. Ocimar, do Grupo Ormac, especialista na importação de alimentos, que atende muitos clientes da Ceagesp.
Agro Transportes & Notícias: Sabemos que a importação de produtos alimentícios é regulada pela ANVISA, pela Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes. Por isso, é importante contratar empresas especializadas para evitar dores de cabeça durante o processo. Fale um pouco do trabalho do despachante aduaneiro para nós.
Ocimar: O Despachante Aduaneiro é o responsável legal constituído pelo importador, para que represente o mesmo perante os órgãos federais, agentes marítimos, recintos alfandegados e outros, quando da importação/exportação de produtos, cuidando de todos os trâmites necessários para a pronta liberação das mercadorias.
AT&N: O gosto do consumidor brasileiro e muito amplo, muito diverso, o que abre um grande leque de oportunidades para a importação de frutas e diversos produtos alimentícios. Fale um pouco dos principais alimentos importados para o mercado brasileiro.
Ocimar: A diversidade de produtos alimentícios importados é ampla, e ainda depende de questões climáticas e sazonalidade. E no mundo todo existe está troca/comércio de frutas, por exemplo, temos épocas que temos que importar a maçã fresca, e outras épocas nós é que exportamos as maças, e assim acontece com outros produtos de época.
AT&N: Falando de frutas, quais são as principais frutas importadas para o mercado brasileiro hoje em dia ?
Ocimar: Hoje, importamos por via marítima, rodoviária ou aerea: maçãs/peras/ameixas/pêssegos/nectarinas/uvas/kiwis/laranjas/tangerinas, além de mirtilos/framboesas/cerejas/frutas exóticas colombianas etc.
AT&N: E as sazonalidades, quais os melhores períodos para trazer quais frutas de época importadas ?
Ocimar: Alguns exemplos de períodos de importação:
– Europa: Ameixa/nectarina/pêssego ( de julho a outubro) – maçã/pera/kiwi ( de setembro a janeiro )
AT&N: E em relação a vigilância sanitária, quais os cuidados que o empresário deve ter antes de importar uma carga de produtos perecíveis ?
Ocimar: Quando se trata de produtos perecíveis, a liberação da mercadoria tem que dar no menor tempo possível, para tal, toda a documentação tem que ser enviada antecipadamente para cumpri todos os tramites junto ao MAPA (Ministério da Agricultura), além da contratação de um agente de carga que disponibilize equipamento/acessórios reefer, para que haja o monitoramento/controle ideal da temperatura da carga.
AT&N: Quais os cuidados que o empresário deve ter ao importar produtos refrigerados ou congelados ?
Ocimar: Em ambos os casos, manter as temperaturas designadas sem variação, para assim conseguir manter as frutas por mais dias.
AT&N: Hoje é muito comum irmos em um supermercado e encontrarmos uma infinidade de vinhos importados. Também é muito frequente a importação de bacalhau e de salmão do Chile. Fale um pouco da importação desses produtos tão comuns em nosso país.
Ocimar: Para os produtos acima é necessário o envio de documentação especifica, tais como: certificados de origem/certificados de análise/certificados de registro emitidos pelo MAPA no Brasil, enfim, cada caso é específico e requer uma análise detalhada para a pronta liberação da mercadoria.