BYD anuncia recarga rápida de bateria para carros em 5 minutos, com autonomia de até 400 km
A gigante chinesa de energia e automóveis BYD anunciou nesta terça-feira, 18, um sistema de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos que, segundo ela, é quase tão rápido quanto um abastecimento nas bombas.
A BYD, a maior fabricante de veículos elétricos da China, disse na segunda-feira que seus carregadores flash podem fornecer uma carga completa para seus veículos elétricos mais recentes em cinco a oito minutos, semelhante ao tempo necessário para encher um tanque de combustível.
A empresa planeja construir mais de 4.000 das novas estações de carregamento em toda a China. Os tempos de recarga e os intervalos limitados têm sido um fator importante que restringe a troca de veículos a gasolina e a diesel por veículos elétricos, embora os motoristas chineses tenham adotado essa mudança, com um aumento de 40% nas vendas de veículos híbridos e movidos a bateria no ano passado.
A empresa chinesa começou fabricando baterias e vem refinando sua tecnologia de bateria e armazenamento de energia enquanto constrói um império automotivo que está se expandindo para fora da China. Ela afirma que seus carregadores flash de 1 megawatt podem fornecer energia para 400 quilômetros em cinco minutos.
A tensão ultra-alta e uma grande corrente são necessárias para maximizar as velocidades de carregamento, disse o fundador da BYD, Wang Chuanfu, em um comunicado.
“Para resolver completamente a ansiedade dos usuários em relação ao carregamento, nossa meta é tornar o tempo de carregamento dos EVs tão curto quanto o tempo de reabastecimento dos veículos a combustível”, disse Wang.
A empresa ainda anunciou que seu sistema de carregamento rápido se baseia em chips de energia de carboneto de silício com níveis de tensão de até 1.500 V, desenvolvidos por ela mesma. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio Blade talvez seja a bateria de EV mais segura e eficiente do mundo, com a Tesla optando por usá-la em alguns de seus EVs, disse o analista do setor Michael Dunne em um relatório recente.
A BYD informou que fabricou pouco mais de 4,3 milhões de “veículos de energia nova” no ano passado, um aumento de 41% em relação ao ano anterior, incluindo 1,8 milhão de veículos elétricos a bateria e 2,5 milhões de híbridos plug-in. O preço de suas ações negociadas no mercado menor da China, em Shenzhen, subiu quase 50% nos últimos seis meses.
Embora se espere que os modelos premium mais sofisticados e mais recentes da BYD sejam vendidos por até cerca de US$ 40.000, ela também fabrica EVs muito mais baratos, incluindo o Seagull, que é vendido por cerca de US$ 12.000 na China.
Fonte: Estadão