Melhoramentos lança Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais 2025
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou cerca de 280 mil focos de incêndio durante todo o ano de 2024, um aumento de 46% em relação aos quase 190 mil focos registrados em 2023. Além disso, a área total queimada no país ultrapassou 30,8 milhões de hectares, um aumento de 79% em relação ao ano anterior, tornando-se a maior área queimada registrada desde 2019.
Diante do aumento alarmante das queimadas, a Melhoramentos – companhia de capital aberto com atuação nos setores editorial, de base florestal renovável e desenvolvimento imobiliário (Altea) – reforça seu compromisso com a sustentabilidade e lança a ‘Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais 2025’, que inicia em abril e segue até o mês de julho. A iniciativa envolve ações em todas as regiões onde a empresas cultiva suas florestas de manejo: Camanducaia (MG), Caieiras (SP) e Bragança Paulista (SP).
Combinando ações presenciais e digitais, a campanha contará com palestras educativas, instalação de placas informativas em áreas estratégicas e a distribuição de materiais de conscientização, além de conteúdos interativos nas redes sociais. A iniciativa também conta com parcerias locais para ampliar seu alcance e reforçar a importância da prevenção por meio de ações estruturadas para engajar as comunidades na prevenção de incêndios.
Compromisso com a conscientização e sustentabilidade
Para Thomas Meyer, diretor da Melhoramentos Florestal, essas iniciativas reafirmam o compromisso da empresa com a preservação ambiental e a segurança das comunidades onde atua, destacando o papel fundamental da população na prevenção e conscientização sobre os incêndios florestais.
Todos os anos a Melhoramentos investe no treinamento de colaboradores para essa finalidade. Em 2024, a empresa capacitou 48 profissionais, entre colaboradores e prestadores de serviço, que se tornaram aptos a atuar no combate a incêndios. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 profissionais capacitados distribuídos entre as unidades de Levantina, Caieiras e Bragança. A equipe detectou e combateu 38 focos de incêndios em suas áreas em 2024. Também desenvolve a estratégia de logística para deslocamento de equipes para apoiar operações de combate a incêndios entre as unidades que somam 152 milhões de m2 de florestas plantadas e de áreas dedicadas à preservação – o que representa cerca de 49% de sua área total – incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Parque Levantina, com 23 milhões de m2 de Mata Atlântica.
“Infelizmente, a maioria dos incêndios florestais ainda ocorre por ações humanas, muitas vezes involuntárias. Pequenas atitudes, como descartar bitucas de cigarro ou queimar lixo, podem causar grandes estragos. Nosso objetivo é conscientizar a comunidade sobre o impacto dessas práticas e incentivar mudanças de comportamento que preservem as florestas. No papel de empresa comprometida com a sustentabilidade, acreditamos que a prevenção é o melhor caminho. Por isso, investimos em educação ambiental para que nosso entorno compreenda a gravidade dos incêndios florestais e saiba como agir para evitá-los”, conclui o diretor da Melhoramentos Florestal, Thomas Meyer.