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Bate-papo com o parceiro: Fábio explica o sucesso da Sprinter da Mercedes-Benz.

Fala pessoal, tudo bem ? Nesse espaço, entrevistamos empresas parceiras que fornecem produtos que são muito usados no dia a dia das nossas operações. Dessa vez, entrevistamos o Fábio Fernandes da Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.


Agro Transportes & Notícias: A Mercedes-Benz Sprinter é um dos veículos de carga mais tradicionais e mais usados no transporte de mercadorias nos grandes centros urbanos, tanto no Brasil, como em diversas partes do mundo. Fale um pouco da história da Sprinter para nossos leitores.
Fábio: A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um marco histórico ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio. Essa designação, hoje, representa uma categoria inteira de veículos.
Lançada no Brasil em 1997, a Sprinter foi a sucessora da MB 180, primeira família de modelos da marca nesse segmento no Brasil, importado da Espanha entre 1994 e 1997.
A linha de veículos comerciais leves da marca está presente no mercado brasileiro há mais de 30 anos e criou o segmento de Large Vans com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas.
A segunda geração foi lançada em 2012. E em 2019 foi lançada a 3° e atual geração, com muita tecnologia embarcada e segurança, tanto para os motoristas, quanto para os passageiros.


AT&N: Falando em números de vendas, tem uma estimativa de quantas Sprinter já foram comercializadas no Brasil:
Fábio: Sim. Em Agosto deste ano a Mercedes-Benz alcançou a marca de 200.000 unidades de vans vendidas no Brasil, considerando a Sprinter e a pioneira MB 180.

AT&N: A Sprinter que roda no Brasil é produzida na Argentina. Sabemos que a fábrica é bastante moderna, tecnológica. Fale um pouco da produção local.
Fábio: A Sprinter é montada na Argentina, com produção e fornecedores locais. Não é montagem CKD (que vem pronta da Alemanha e a montagem é feita localmente), são fornecedores desenvolvidos na América do Sul, que fornecem as peças para a produção local. A produção de nossa fábrica é destinada para Brasil, Argentina e América do Sul em geral.


AT&N: Já tive o prazer em meus deslocamentos para o aeroporto fazer o transfer em uma Van bastante confortável. Quando sai do veículo, observei que estava em uma Sprinter. Também observo que vocês são muito fortes no segmento de Vans escolares. Fale um pouco desse consagrado veículo no segmento de transporte de passageiros
Fábio: A Sprinter é um produto muito consolidado no mercado brasileiro. As Vans são equipadas com muita tecnologia, robustez e qualidade no produto.
As Sprinter de passageiro representam uma parcela importante de nossas vendas. Quando é feito o transporte executivo, os passageiros elogiam muito o conforto e as praticidades que a linha Sprinter oferece. Algumas versões são equipadas com carregadores USB para os passageiros, o que ajuda no dia a dia de quem usa esses veículos. Tem opcional cm teto-alto, teto-baixo, são várias configurações, conforme a preferência do transportador.
As versões usadas para transporte escolar também são muito atrativas para esse segmento, principalmente por conta da segurança embarcada e da alta disponibilidade. O ABA – Assistente Ativo de Frenagem ajuda muito em casos que o motorista tem alguma distração e o veículo faz a frenagem de emergência, para evitar um atropelamento ou uma pequena colisão, aumentando a disponibilidade do veículo para o dia a dia.


AT&N: Nos últimos anos nos principais Ceasas do Brasil e em grandes distribuidores logísticos, observamos um crescente número de Vans e Furgões, devido às restrições de circulação nos grandes centros urbanos. Sabemos que o trânsito é um grande desafio diário, que exige veículos cada vez mais robustos, confiáveis e confortáveis para os motoristas. Fale um pouco das Sprinter versões Van e Chassi, as mais usadas para as entregas urbanas.
Fábio: Transportadores, autônomos e empreendedores contam com diversas opções para escolher o modelo apropriado às suas necessidades. Os furgões e chassis com cabine são destinados à distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além de prestação de serviços e negócios sobre rodas para empreendedores.
Para atender a todas as demandas do setor, a marca também conta com a linha Street, que pode ser dirigida por motoristas com habilitação da categoria B, a mesma exigida para automóveis. A Sprinter é ideal para entregas rápidas, especialmente nos centros urbanos, que estão cada vez mais congestionados e com circulação limitada para veículos de entregas. Dessa forma, ela assegura facilidade para o dia a dia do motorista, atuando com eficiência e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, em ladeiras e nas curtas distâncias.
A Sprinter possui oferece muita tecnologia, mais recursos de segurança e conforto para o motorista. Além do design interno ergonômico, conta com importantes funções e equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo mais completo da categoria, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.

AT&N: Quando se fala de manutenção de veículos comerciais, falamos diretamente sobre produtividade, faturamento… Ninguém quer o carro parado, quebrado, pois isso impacta diretamente no faturamento da empresa. Fale um pouco dos Programas de Manutenção que a Mercedes-Benz oferece para a Sprinter.
Fábio: A Sprinter tem garantia de 2 anos de fábrica. Hoje, o cliente que compra uma Sprinter ganha as 2 primeiras revisões. E tem a possibilidade de adquirir outros pacotes a parte, que variam conforme seu uso.
Oferecemos aos compradores da Sprinter dois planos de manutenção. O primeiro cobre a manutenção regular e inclui mão de obra e itens como filtros de ar, óleo e combustível e troca do óleo do motor. Também é feita a verificação de mais de 25 itens para assegurar o perfeito funcionamento da van.
O Plano Completo, por sua vez, acrescenta a esses itens a reposição de componentes de desgaste – freios, embreagem, suspensão e óleo – por um custo fixo mensal.
Além disso, o cliente da Sprinter também pode contratar a plataforma de conectividade Vans Connect, que permite configurar alertas de velocidade e trajetória, organização de rotas, localização do veículo em tempo real com visualização do trânsito e auxílio na recuperação do carro em caso de roubo ou furto.
A Sprinter tem dois anos de garantia de fábrica, que pode ser ampliada por mais um ou dois anos com a contratação da Garantia Adicional, que pode ser ampliada para cobrir, além do powertrain, o sistema de injeção, sistemas elétricos do motor e do veículo, suspensão, direção, ar-condicionado e freios.

AT&N: Fale um pouco das formas de aquisição da Sprinter
Fábio: Hoje o Banco Mercedes-Benz atua fortemente com a gente, sendo bem ativo nas operações de financiamento. E o Consórcio Mercedes-Benz também ajuda bastante os clientes que conseguem se planejar para a aquisição da sua Sprinter.

As Sprinter que circulam no Brasil são equipadas com motorização Euro 6. Na Europa e EUA já circulam outras versões, inclusive a versão elétrica. Podemos aguardar novidades para os próximos meses?
Fábio: Sim, aguardem que em breve teremos novidades !

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