Bem Brasil moderniza operação com armazém 100% automatizado
Com investimento de R$ 45 milhões, novo armazém em Perdizes (MG) melhora o fluxo de cargas, reduz tempo de carregamento e integra setores produtivos com tecnologia de ponta.
São Paulo, agosto de 2025 – Fundada em 2006, a Bem Brasil está em constante desenvolvimento, buscando sempre se adequar às melhores práticas e tecnologias do mercado. Com este viés presente em suas duas fábricas, a companhia realizou recentemente a instalação de um novo modelo de armazém em sua operação de Perdizes (MG).
Construído em parceria com a Mecalux, o novo espaço conta com a utilização de dois softwares da empresa, responsáveis por controlar a logística de expedição das toneladas de alimentos congelados. A nova tecnologia foi implementada com o objetivo de melhorar a eficiência de estocagem e minimizar erros no processo, potencializando o uso do espaço disponível e reduzindo gastos com manutenção e mão-de-obra.
Com a utilização dos softwares a Bem Brasil também passará a contar com maior integração operacional, reduzindo o consumo de energia elétrica ao mesmo tempo em que ganha agilidade na expedição.
“O processo se tornou mais ágil e preciso com a implementação do software de gerenciamento disponibilizado pela Mecalux. Reduzimos o nosso tempo de carregamento, otimizamos o equilíbrio e a disposição das cargas e, dessa forma, conseguimos diminuir o tempo de permanência dos caminhões no pátio. Todo o processo foi viabilizado para elevar o nível de satisfação dos nossos parceiros comerciais, buscando atingir padrões ainda mais elevados de excelência”, explicou Célio Zero, diretor operacional da Bem Brasil.
O novo modelo, 100% automatizado, custou aproximadamente R$45 milhões à companhia e foi escolhido para elevar a eficiência interna no processo de armazenamento dos produtos na fábrica de Perdizes. A operação é feita por meio de transelevadores inteligentes, controlados pelo software customizado da Mecalux.
Com capacidade produtiva de 500 mil toneladas de produtos por ano, podendo atender até a 55% da demanda nacional, a Bem Brasil oferece um mix com mais de 20 produtos voltados para o food service e o varejo. A empresa segue em constante modernização, investindo nas melhores tecnologias e soluções operacionais para suas fábricas.
“A instalação do sistema Pallet Shuttle permitiu o controle autônomo da entrada e saída de mercadorias. Conectamos nossos setores de armazenamento e produção por meio de transelevadores, permitindo o fluxo contínuo de matérias-primas e produtos acabados. Enquanto isso, utilizamos o Easy WMS, que acompanha em tempo real as etapas de entrada, localização e expedição dos produtos, assegurando o correto funcionamento de todas as fases de nossa produção e evitando paralisações desnecessárias por problemas de abastecimento”, ressaltou o diretor operacional da Bem Brasil.
Sobre a Bem Brasil
A Bem Brasil Alimentos é uma indústria 100% brasileira, líder no mercado nacional de batatas pré-fritas congeladas. Fundada há 18 anos, a empresa possui duas fábricas no Triângulo Mineiro (Araxá e Perdizes), gerando mais de 1.300 empregos diretos e 4.000 indiretos, com um portfólio de mais de 20 produtos para food service e varejo. Reconhecida pela qualidade, sustentabilidade e governança, a Bem Brasil acumula certificações como o Selo Mais Integridade (2021-2023), ISO 14001 e o selo Great Place to Work. Recentemente, foi destaque em prêmios como Melhores do Agronegócio (Globo Rural), Lugares Incríveis para Trabalhar (Estadão) e MESC (Melhor Empresa em Satisfação do Cliente). Também integra rankings de prestígio como Valor 1000 e Maiores e Melhores (Exame), reforçando sua posição como referência em excelência e inovação no setor de alimentos.