Transportes

Caminhão elétrico eActros 400 atinge índices ainda maiores de autonomia em novo teste realizado pela Mercedes-Benz do Brasil

  • Dessa vez, o modelo eActros 400 à bateria, primeira geração, percorreu 476 km entre São Bernardo do Campo e Curitiba sem recargas intermediárias
  • Com velocidade média de 60 km/h, caminhão chegou ao destino final com 9% de bateria restante
  • Com 19.200 kg de PBT e 6.200 kg de carga líquida, Actros elétrico obteve uma eficiência de 0,85 kWh/km
  • Anteriormente, o veículo já havia percorrido 442 km entre a cidade do ABC Paulista e o Rio de Janeiro, com velocidade média de 63 km/h e eficiência de 0,70 kWh/km, chegando ao destino final restando 30% de bateria
  • Mercedes-Benz eActros 400 – como também o modelo eActros 300 – é indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas

A Mercedes-Benz do Brasil realizou novamente o teste de longo percurso com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, primeira geração, modelo indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Dessa vez, o ponto de chegada foi no Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. O veículo saiu da planta da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, seguindo em uma rota pela Rodovia Régis Bittencourt.

“Em maio deste ano, o eActros 400, primeira geração, foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria em um total de 442 km rodados. Agora, nós atingimos um novo patamar na realização do trajeto até Curitiba, com 476 km rodados sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso“, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O eActros chegou ao destino restando ainda 9% de bateria. Com velocidade média de 60 km/h, ele registrou uma média de eficiência de 0,85 kWh/km, o que reforça o veículo como o de maior autonomia entre os elétricos no País. O caminhão foi testado com PBT de 19.200 kg, com carga líquida de 6.200 kg”.

Testes em clientes com caminhões elétricos no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil vive uma nova era com um importante avanço em eletromobilidade de veículos comerciais no País. A Empresa já está conduzindo testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e também com o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter, caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros é produzido na Alemanha e o caminhão leve no Japão e em Portugal.

Os modelos eActros 300 e 400, primeira geração, que estão em testes por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão conhecido na Ásia e Europa como FUSO eCanter é uma solução para o segmento de caminhões leves. Os testes estão sendo realizados em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza), em suas rotinas operacionais.

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Jefferson Ferrarez. “Nossa Companhia já tem 11 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve conhecido como FUSO eCanter na Ásia. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.

A Mercedes-Benz já tem experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. A Empresa aproveita agora essa expertise para o universo dos caminhões. E o time global de e-mobility da Daimler Truck está unindo forças com o time brasileiro.

Primeira rota do eActros foi realizada até o Rio de Janeiro com 442 km de autonomia

O primeiro percurso que o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, primeira geração, percorreu no País foi da fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, com chegada no Posto Galápagos em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O veículo seguiu numa rota pela Via Dutra.

O veículo atravessou o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria. Foram 442 km rodados, sem necessidade de recarga intermediária, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País. Com velocidade média de 63 km/h e eficiência de 0,70 kWh/km, o eActros chegou ao destino restando ainda 30% de bateria. O caminhão foi testado com PBT de 19.200 kg e com carga líquida de 6.200 kg.

O Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

Para testes com clientes no Brasil estão sendo oferecidos três modelos, entre versões plataforma 6×2 com 336 kWh e 448 kWh de bateria e o cavalo mecânico 4×2 também com 336 kWh, sendo os rígidos com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.

No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400, primeira geração, são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo, aplicação e carga útil. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos.
Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.

O interior da cabina do eActros foi projetado para oferecer máximo conforto e praticidade para o motorista. Destaque para painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.

O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de segurança. Entre elas: sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), SGA (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), Electronic Parking Brake (freio eletrônico de estacionamento) e Intelligent Headlight Control (controle inteligente de faróis).

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