Cheio de polêmicas, leilão da Nova Raposo Tavares acontecerá 5° feira, 28/11
O polêmico e tão esperado leilão de concessão da Rodovia Raposo Tavares e região está previsto para acontecer nesta semana, dia 28/11, quinta-feira. O projeto prevê investimentos de R$ 7,9 bilhões em melhorias viárias ao longo de 30 anos, incluindo a gestão de 92 quilômetros de rodovias, com o objetivo de melhorar o trânsito e a fluidez da Rodovia Raposo Tavares e região de Cotia, Osasco, Itapevi, Carapicuíba, Embu das Artes, Vargem Grande Paulista e região. A proposta inclui a criação de Marginais na Rodovia Raposo Tavares, novos viadutos e alças de acesso, além da criação de uma rota alternativa, utilizando a Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) e trechos urbanos de Cotia e Embu das Artes, para melhorar o fluxo de veículos no Rodoanel Oeste, o trecho mais movimentado do Rodoanel Mário Covas, com tráfego diário de 225 mil veículos. Os investimentos nessa rota somam R$ 730 milhões.
Este novo trecho alternativo ao Rodoanel irá conectará as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares e Castelo Branco, buscando melhorar o transito e a fluidez na região, melhorando a segurança e evitando acidentes.
O novo projeto inclui a modernização da infraestrutura, com sistemas de monitoramento (câmeras e radares inteligentes), novos pontos de ônibus, alças de acesso, passarelas e iluminação. Em contrapartida, teremos a cobrança de pedágio nos trechos administrados pela nova concessão, feita através do sistema free-flow, eliminando cabines de pedágio e oferecendo descontos para usuários frequentes.
Várias audiências públicas foram marcadas para discutir o projeto e acabaram sendo canceladas. O polêmico leilão está marcado para 5° feira, dia 28/11. Vamos acompanhar o que acontece.
A Raposo Tavares é uma rodovia que percorre muito trechos importantes na Grande São Paulo, ligando regiões produtoras de hortigranjeiros como São Roque, Ibiúna e Piedade ao Ceagesp, na região metropolitana de São Paulo. Além disso, os municípios de Cotia, Osasco, Carapicuíba, Itapevi e Vargem Grande Paulista possuem muitos trabalhadores que se deslocam diariamente a região de Pinheiros, Itaim Bibi, Brooklin, Faria Lima, Lapa e região.
O projeto inclui a criação de marginais na Raposo Tavares nas regiões de Cotia, Morumbi, Jardim Bonfiglioli e tuneis na chegada a São Paulo, no bairro do Butantã e Pinheiros, passando pela Marginal Pinheiros e Avenida Francisco Morato. Esse projeto irá passar por locais de grande fluxo de pessoas e automóveis, A importância de um projeto bem executado, bem planejado, poderá ajudar muito o deslocamento de quem passa diariamente por essas regiões.
Lembrando também que, é de suma importância o Governo do Estado de São Paulo acelerar os investimentos na criação do sistema metroviário na região, visto que a região de Cotia é uma das que mais cresce na Grande São Paulo, com um mercado imobiliário bastante aquecido, que cresce a cada dia, pela proximidade e fácil acesso à Capital.
Vamos aguardar para ver !!