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Contorno Viário de Florianópolis é inaugurado, com 12 anos de atraso.

No dia 09 de Agosto aconteceu a tão aguardada inauguração do Contorno Viário de Florianópolis (SC). O presidente Lula, informou que nos últimos 18 meses, foram construídos 40% do total da obra, acelerando a construção e viabilizando a tão sonhada entrega da obra, que deveria ter sido entregue em 2012.

 

“Ninguém mais aguentava ficar parado na BR (101) nos horários de pico” era uma das frases mais ouvidas por motoristas em geral que usam a BR 101 pelas manhãs e no final do dia na região de São José, Biguaçu, Palhoça, região metropolitana de Florianópolis.

Com a nova rota, a expectativa é de que o tempo de locomoção caia pela metade. Até o momento, pela BR-101, motoristas levam cerca de 1h20 para cruzar a via.

Contorno Viário

O presidente Lula, informou que nos últimos 18 meses, foram construídos 40% do total da obra, acelerando a construção e viabilizando a tão sonhada entrega da obra, que deveria ter sido entregue em 2012. De acordo com o governo federal, a obra também é a maior em infraestrutura terrestre da América Latina. O trecho passará a atender os cerca de 18 mil caminhoneiros por dia que já realizam a rota, reduzindo o percurso pela metade do tempo.

A obra recebeu cerca de R$ 3,9 bilhões em investimentos. De acordo com a concessionária Arteris, o corredor também pode beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas com a redução de tempo em seus trajetos diários na região. A empresa foi responsável pela construção e também será a gerenciadora da operação por meio da concessionária Arteris Litoral Sul.

Ao longo dos 50 quilômetros de pista dupla, foram construídos seis acessos por trevos no novo Contorno Viário da Grande Florianópolis. A rota irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital catarinense, cruzando as cidades de Biguaçu, São José e Palhoça.

A rodovia ainda possui quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes duplas. A obra ainda deve impactar mais sete cidades da região da Grande Florianópolis. Com velocidade média de 100 km/h, o trajeto é plano e de curvas suaves. Com isso, a Arteris, responsável pela construção, espera evitar a necessidade de redução de velocidade na via. O trecho é muito usado por motoristas que trazem cargas gerais da Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul, distribuindo para todo o Brasil.

Obras no contorno

Para os próximos meses, o Contorno Viário de Florianópolis deverá receber 88 faixas de controle de velocidade, espalhadas ao longo do trecho. De acordo com Cesar Sass, diretor de operações Sul da Arteris, esse equipamento garantirá ao usuário uma velocidade adequada e compatível com a região. “Queremos que esse contorno seja um alívio em termos de tempo, mas muito mais que isso, [seja também] uma redução no número de acidentes na BR-101”, explica.

Além da obra do Contorno Viário, a Arteris ainda deve investir em demais ações pelo Estado de Santa Catarina. “O que sabemos é que, virada essa página do contorno, temos uma BR-101 para se debruçar e analisar porque, realmente, precisa de obra de ampliação de capacidade”, explica Sass.

De acordo com Roger Pegas, superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, nos próximos meses a rodovia ainda deve receber obras complementares. Questões como iluminação, construção de posto da Polícia Federal e instalação de novos controladores de velocidade, por exemplo. “Tudo isso acontece agora, nessa fase de comissionamento”, explica. A operação da via continuará normal durante as obras.

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