Transportes

Mercedes-Benz ganha prêmios de maior valor de revenda com os modelos Accelo 1016, Atego 2426, Atego 3030 e Atego 2730k 6×4

Os caminhões Mercedes-Benz seguem ganhando amplo reconhecimento de frotistas e autônomos quando o assunto é valor de revenda. Conforme resultado anunciado no dia 12 de setembro, a marca conquistou quatro premiações na 10ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. Esta iniciativa da Agência AutoInforme baseia-se em estudo que leva em conta os três últimos anos de uso dos veículos.

O Mercedes-Benz Accelo 1016 foi o destaque entre os caminhões leves do Selo Maior Valor de Revenda pela quinta vez (havia vencido em 2019, 2020, 2022 e 2023), alcançando uma valorização de +12,7%. O Atego 2426 venceu a categoria semipesado 6×2, obtendo valorização de +5,9%. Já o Atego 3030 foi vitorioso em semipesado 8×2, com +9,8% e o Atego 2730 K 6×4 destacou-se em pesado até 400 cv, com a menor depreciação da categoria, de -2,8%.

Em dez edições do SMVR-VC, de 2015 a 2024, a Mercedes-Benz venceu em 36 categorias entre caminhões e comerciais leves. Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo, “os resultados obtidos pela Mercedes-Benz, nos últimos dez anos da certificação, demostraram claramente o reconhecimento do mercado, por meio da qualidade do produto em si, mas em especial pelos serviços de pós-venda oferecidos pela montadora alemã”.

Mercedes-Benz tem tradição por caminhões eficientes e rentáveis

“Estamos satisfeitos e muito orgulhosos com essas novas premiações do Accelo e do Atego pelo excelente valor de revenda, o que potencializa o custo/benefício para frotistas e autônomos, que assim podem investir com confiança e tranquilidade em nossos produtos”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Quem compra um caminhão da marca obtém um produto de qualidade, tecnologia, força, desempenho, economia, excelente custo operacional, robustez, durabilidade, segurança e conforto para o motorista”.

De acordo com o executivo, o reconhecimento aos serviços de pós-venda também sinaliza que a marca segue no caminho certo visando à satisfação dos clientes. “Há quase 70 anos no Brasil, quando se fala em caminhão Mercedes-Benz, seja com frotistas, autônomos e motoristas, imediatamente nossos produtos ganham reconhecimento pela eficiência e rentabilidade”, diz Jefferson Ferrarez. “No entanto, além disso, oferecemos aos nossos clientes uma solução completa para suas demandas, graças a um amplo e diversificado portfólio de peças e serviços, como de serviços financeiros, oferecidos pela maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do País, presente em todo o País. Este atendimento e suporte especializado e abrangente também conta muitos pontos a nosso favor na hora da revenda do caminhão, como mostram as quatro premiações do Selo Maior Valor de Revenda de 2024”.

O portfólio da marca inclui três linhas de peças (Genuínas, Renov e Alliance), óleo genuíno da própria marca, Planos de Manutenção (cinco planos para mais opções de escolha aos clientes), sistema de telemetria e gestão de frota Fleetboard, MB Uptime, Serviço Dedicado, Fleetgreen e Tag de Pedágio. Por sua vez, o Banco Mercedes-Benz oferece diversas opções de financiamentos e seguros aos clientes. O mesmo vale para os atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e da SelecTrucks, unidade de negócios com caminhões seminovos.

Accelo 1016 – Caminhão Leve

Sem dúvida, o trem de força do Accelo 1016 é um dos principais fatores que reforçam o sucesso desse modelo no mercado. Destaque para o motor OM 924 LA de 4,8 litros, robusto e durável, o mesmo, aliás, utilizado na linha Atego até 17 toneladas. Além disso, o Accelo 1016 assegura confiabilidade, baixo custo de manutenção e muita praticidade e eficiência para a operação. Internamente, sua cabina traz conforto e espaço necessário para a aplicação e o trabalho do motorista. Este é um caminhão que atende à legislação VUC, oferecendo agilidade e produtividade, fruto do seu pequeno raio de giro e grande plataforma de carga.

Entre os diferenciais do caminhão leve Accelo 1016 incluem-se ainda a disponibilidade de freio-motor adicional Top Brake, câmbio automatizado opcional, o menor círculo de viragem da categoria e duas opções de cabina: Curta e Estendida.

Atego 2426 – Caminhão Semipesado 6×2

Caminhão de entrada no segmento de veículo trucado para curtas e médias distâncias. O seu motor também é da série 900, muito conhecido no mercado pelo seu baixo custo de manutenção, fornecendo excelente desempenho e economia de combustível. A cabina é muito confortável e moderna, com versões Standard até Leito Teto Alto, sendo indicada para quem faz curtas distâncias e também para o motorista que percorre longas distâncias e precisa dormir no veículo. Sua plataforma de carga está apta para carroçarias tipo baú, frigorificado, carga seca e sider.

Atego 3030 – Caminhão Semipesado 8×2

Veículo para médias e longas distâncias com o consagrado motor da série 900, de seis cilindros, muito conhecido no mercado pelo seu baixo custo de manutenção, fornecendo excelente desempenho e economia de combustível. O seu câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas é muito inteligente e facilita a operação do cliente. A cabina é muito confortável e moderna, com versões Standard até Leito Teto Alto, sendo indicada para quem faz curtas distâncias e também para o motorista que percorre longas distâncias e precisa dormir no veículo. Além disso, o caminhão apresenta várias opções de distância entre-eixos, de 4.800 até 6.300 mm, adequando-se a báscula e a sider com carga seca de grande comprimento. A tara do caminhão é leve, proporcionando ótima capacidade de carga a ser transportada, principalmente em aplicações rodoviárias dentro dos valores permitidos pela Lei da Balança.

Entre os diferenciais do Atego 3030 8×2 destaca-se o sistema suspensor do eixo quando o caminhão está vazio, tanto do eixo traseiro, quanto do segundo eixo dianteiro. Isso diminui os custos de pedágio e aumenta de vida útil de pneus, prevenindo desgastes.

Atego 2730 K 6×4 – Caminhão Pesado até 400 cv

O caminhão basculante Mercedes-Benz Atego 2730 K 6×4 é indicado para aplicações da construção civil em obras urbanas, vias não pavimentadas e em operações fora de estrada. Este pesado é equipado com o motor OM 926 LA de 286 cv de potência a 2.200 rpm e torque de 1.100 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Seu PBT é de 17 toneladas, podendo receber a instalação do 3º eixo, o que aumenta seu PBT para 23 toneladas e permite a instalação de carroçarias maiores.

No trem de força do Atego 2730 K 6×4 destaca-se também o câmbio MB G 211-12 PowerShift Advanced de 12 marchas, totalmente automatizado sem pedal de embreagem e sem anéis sincronizadores. Esta transmissão oferece dois modos de operação: Power Off-road, para condução em estradas de terra e ECO mode para condução em rodovias. E com o eixo traseiro MB HD4-HL4, esse conjunto proporciona uma perfeita sincronia e rendimento, aliando desempenho e economia de combustível.

Entre suas tecnologias de segurança destacam-se itens como ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa).

Sobre o prêmio
A entrega dos troféus às empresas vencedoras nas 15 categorias da 10ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, da Agência AutoInforme, aconteceu no dia 12 de setembro, na sede da Fenabrave – Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores, em São Paulo, capital.

Em 2023, os organizadores subdividiram a categoria de Pesados em caminhões “Até 400 cv de potência”, “De 401 cv a 499 cv” e “Acima de 500 cv”. Nesta 10ª edição, foi subdividida a categoria de Semipesados em 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4 porque as aplicações e faixas de preços são bem distintas, passando assim de onze para quinze categorias.

Para formar o índice de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2021 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em junho de 2024, geralmente prazo médio de substituição para fins de renovação de frota. Outro critério mantido foi subdividir os veículos em dois grupos, utilitários de carga (quatro categorias) e caminhões (onze). A partir disso, foram analisados 159 modelos, dos quais 132 de caminhões e 27 de utilitários. Desse total, este ano, 40 modelos obtiveram índices positivos e 119 com índices de depreciação.

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