Transportes

Mercedes-Benz Arocs é a compra da Transportadora VDA para transporte de madeira

• Cliente adquiriu 36 caminhões extrapesados Arocs 3351 6×4 para transporte de eucalipto em Jacareí, no Vale do Paraíba

• 35 unidades são do Arocs versão plataforma para operação com carroceria “Romeu e Julieta”, além de um cavalo mecânico para uso com semirreboques

• Portfólio Arocs inclui modelos off-road para os setores madeireiro, canavieiro, mineração e construção pesada

 

Oferecendo força, robustez, tecnologia e disponibilidade, o caminhão extrapesado Mercedes-Benz Arocs vem expandindo com êxito sua atuação nas severas operações de transporte off-road. O modelo 3351 6×4 foi o escolhido pela VDA para uma nova operação florestal no interior de São Paulo. O cliente adquiriu 36 unidades para transporte de eucalipto na região de Jacareí, no Vale do Paraíba, abastecendo fábricas de celulose de importantes players do setor. Essa venda foi realizada pela Rodobens Veículos Comerciais.

Dessa compra para ampliação de frota, 35 unidades do Arocs 3351 6×4 são da versão plataforma para operação com carroceria “Romeu e Julieta”, além de um cavalo mecânico para uso com semirreboques. Quase todos os caminhões já foram entregues para operação, com alguns ainda recebendo a implementação de carrocerias.

“Eu conheci o Arocs primeiramente na Alemanha, durante o Salão IAA”, diz Paulo Dartora, acionista da VDA e responsável pela logística de operação dos caminhões. “Como já tínhamos uma ótima referência com extrapesados Mercedes-Benz Axor off-road na nossa operação, que nos traziam bastante êxito e um bom desempenho, escolhemos então o Arocs vislumbrando também a continuidade desta relação de confiança na marca. Quando o Arocs foi lançado no Brasil, a Rodobens nos apresentou o produto e aí gostamos muito do que vimos”.

“Já tivemos uma primeira fase de treinamento na entrega dos caminhões e novas etapas estão sendo programadas com a Mercedes-Benz, o que irá nos ajudar a extrair o máximo de desempenho dos Arocs, focando ainda no melhor consumo e custos operacionais”, afirma Paulo Dartora.

Com essa aquisição, o cliente passa a contar com mais de 100 caminhões Mercedes-Benz na frota, entre eles um Actros 2653 6×4 mix-road, que vem sendo utilizado atualmente no transporte de eucalipto de São Paulo para o Mato Grosso do Sul. Isso representa aproximadamente 45% da frota total da empresa. A marca também tem a forte presença de 70% na frota de ônibus de fretamento para os setores florestal e de mineração, outro braço de negócios do grupo.

Solução completa para o cliente

“A cada dia, o Arocs vem mostrando sua versatilidade e produtividade nas severas operações fora de estrada, ampliando sua presença em segmentos de mineração, construção pesada, obras de infraestrutura e agora também como madeireiro e canavieiro”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos muito orgulhosos e satisfeitos pelo fato do Arocs ter sido escolhido para uma nova operação da VDA, empresa que é referência no setor florestal no Norte do Brasil e também no Estado de São Paulo”.

“Nosso Arocs oferece força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando também conforto para os motoristas, além de produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que eles alcancem a rentabilidade desejada”, destaca Jefferson Ferrarez. “E para a Vale do Amazonas estamos entregando uma solução ainda mais abrangente, envolvendo Plano de Manutenção Best Basic, telemetria e gestão de frota FleetBoard, Mecânico Dedicado e financiamento do Banco Mercedes-Benz”.

Arocs 3351 é destaque pelo motor de 495 cv e câmbio automatizado

O Arocs 3351 6×4 é oferecido ao mercado nas versões cavalo mecânico (S), plataforma (P) e basculante (K), sendo indicado a operações off-road em atividades de transporte da cana-de-açúcar, madeira, construção civil e outras. Seu excelente desempenho baseia-se no robusto e eficiente trem de força: motor OM 460 LA de 12,8 litros, com potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm, câmbio automatizado MB PowerShift 3 Advanced de 12 marchas sem pedal de embreagem e eixos traseiros MB HD-7 e HL-7 com redução nos cubos.

A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganhou recentemente um novo membro, o Arocs 3353 S 6×4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 toneladas de PBTC para o segmento canavieiro, com CMT de até 150 toneladas. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.

Outros destaques da linha Arocs

Outras novidades da Linha Arocs 2024: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6×4, elevando ainda mais o conforto do motorista; airbag opcional para mais segurança ao condutor; e FleetBoard com leitor de cartão. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortalece o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açucar e madeira.

A linha de caminhões extrapesados Arocs da Mercedes-Benz conquistou sucesso no Brasil como basculante 8×4 nas severas atividades fora de estrada da mineração. No ano passado, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estendeu a uma família de veículos off-road 6×4 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.

O Arocs oferece um amplo pacote de segurança: freio a tambor com acionamento pneumático, Top-Brake, ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa), ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e ESC® (Controle Eletrônico de Estabilidade) e Retarder opcional.

“O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira”, afirma Jefferson Ferrarez. “Além de atender à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, assegura economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

Fonte: Imprensa MBB

 

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