Transportes

Mercedes-Benz lança modelos on-road e off-road dos caminhões extrapesados Atego

Dando sequência à renovação da linha de caminhões Atego, anunciada em fevereiro deste ano, a Mercedes-Benz lança agora os novos modelos 1933 4×2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6×4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira) para sua família de caminhões extrapesados. Com isso, a marca passa a oferecer 13 modelos Atego ao mercado, entre médios, semipesados e extrapesados, que permitem múltiplas opções de configuração de cabinas, tração, entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto.
Dessa maneira, a linha atende às mais diversas necessidades dos clientes, reforçando a imagem de versatilidade dos caminhões Atego.
Os novos modelos atenderão os seguintes segmentos:

Atego 1933 4×2 – veículo chega como cavalo mecânico para logística e transporte rodoviário de curtas e médias distâncias

Atego 3133 6×4 – caminhão é projetado para versões plataforma, basculante e betoneira para construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações

• Com novos extrapesados Atego, Mercedes-Benz passa a cobrir segmentos que antes eram atendidos pelo caminhão Axor

“Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de preservar os atributos do Axor amplamente reconhecidos pelos transportadores e motoristas, os novos Atego agregam mais robustez, tecnologia, modernidade, segurança e conforto, além de menor custo de manutenção”.

Com esses lançamentos, a Linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca, que também conta com os caminhões Accelo (segmentos de leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road). “Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez. “Somente no segmento de semipesados, alcançamos 28% de participação de mercado com os caminhões Atego no primeiro semestre de 2024, com mais de 3.700 unidades emplacadas”.

De acordo com o executivo, a renovação do Atego é mais um resultado concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. “Ou seja, continuamos avançando sempre. A gente não para de evoluir e de inovar”, destaca Jefferson Ferrarez. “Esta linha de caminhões com a estrela de três pontas conta com amplo sucesso junto a frotistas, transportadores, autônomos e motoristas por sua versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de diversos modelos, versões e itens de configuração. Dessa forma, atende todas as demandas dos nossos clientes com qualidade e rentabilidade”.

Atego 1933 para logística e transporte de curtas e médias distâncias
O novo extrapesado Atego 1933 LS 4×2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933. É indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques como baú carga seca ou frigorificado, sider, contêiners e vários outros.

Seguindo a padronização de componentes da Linha Atego Euro 6, o novo extrapesado oferece os elevados níveis de segurança, conforto, robustez e produtividade desta família de caminhões Mercedes-Benz.

Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45,1 toneladas, atendendo a pedidos dos operadores, o cavalo mecânico 1933 é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). Ele já nasce com a nova identidade visual dos modelos Atego rodoviários, que segue o padrão da Linha Actros.

“O Atego 1933 é equipado com o consagrado motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e com a caixa de mudanças automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades”, diz Jefferson Ferrarez. “Este câmbio é 40% mais rápido e apresenta um comando de trocas de marchas e de embreagem otimizados, o que resulta em mudanças de velocidades mais rápidas e precisas e em menor consumo de combustível”.

Com robustez de caminhão extrapesado em seu DNA, o novo Atego 1933 se destaca pelo chassi similar ao do caminhão Actros, com eixo traseiro NFD de 13 toneladas sem redução nos cubos. Isso traz mais resistência, menos manutenção e mais produtividade para a operação.

O Atego 1933 conta com suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, o que facilita o acoplamento de implementos. E com o controle remoto da suspensão no posto do motorista, a atividade fica ainda mais fácil para o operador e aumenta a sua produtividade.

O novo Atego 1933 oferece opções de tanques de diesel de 300 até 890 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, conforme a necessidade da aplicação. O ângulo de entrada em relação ao antigo Axor é maior, de 20 graus, aumentando a proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes nas lombadas ou outras irregularidades da via.

Conforme o padrão da Linha Atego, o 1933 tem como grande destaque a cabina mais espaçosa do mercado, proporcionando muito mais conforto e bem-estar a bordo para o motorista. Para este modelo, são três versões de cabina disponíveis: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, com cama e climatizador. O posto do motorista é ergonômico, com banco de até 11 regulagens, o que significa mais conforto enquanto dirige o caminhão.

O volante multifuncional desse Atego, juntamente com a alavanca de câmbio na coluna de direção, promove mais interação do motorista com o veículo e facilita o seu trabalho. Isso evita que ele tire as mãos do volante durante a operação, contribuindo para a sua segurança. A partida é por botão, de acordo com o conceito de chave inteligente, trazendo ainda mais praticidade para o condutor.

Em termos de tecnologias de segurança, o Atego 1933 se destaca por vários itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.

Atego 3133 6×4 para construção, mineração e apoio no campo
“O Atego 3133 6×4 é um extrapesado que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz, com a alma do Arocs”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”.

Alinhado à nova linha visual da Linha Atego e seguindo o padrão do Arocs, este novo Mercedes-Benz é oferecido aos clientes nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. Este motor, o mesmo que equipava o Axor 3133, agora está compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). Assim como no Atego 1933, a ele junta-se o câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, trazendo os mesmos componentes e otimizando trocas de marchas e de embreagem.

O Atego 3133 6×4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Vem equipado, de série, com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada e que atua nos eixos traseiros e dianteiro, auxiliando a operação do caminhão nos mais diversos tipos de terreno.

O diferencial de mercado do Atego 3133 está no chassi. Com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos, o veículo carrega o DNA de um extrapesado e se torna similar ao Arocs por sua robustez, item valorizado no antigo Axor. Isso significa que esse Atego é resistente e apto para atividades que exigem força, podendo atuar em aplicações fora de estrada, como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta, betoneira e também como veículo de apoio.

Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes.

O Atego 3133 oferece opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, de acordo com a aplicação, sem a necessidade de muitas paradas para abastecimento.

Com ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, o Atego 3133 possui grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro, a fim de evitar a quebra de componentes do veículo nas operações em terrenos acidentados.

Alinhando-se ao padrão da Linha Atego, a cabina do 3133 é espaçosa e confortável. Além disso, oferece ainda espaço extra para equipamentos e ferramentas, de acordo com a demanda do operador.

Outros itens, como banco de até 11 regulagens, volante multifuncional, alavanca de câmbio na coluna de direção, partida por botão e amplo pacote de tecnologias de segurança são os mesmos do Atego 1933, reforçando o padrão de qualidade da linha. Além disso, como opcional, o Atego 3133 pode ser equipado com Retarder Voith, o que aumenta a segurança e a economia operacional.

Novo visual mais clean e aerodinâmico do Atego rodoviário e urbano
O Atego rodoviário e urbano chegou ao mercado, no início do ano, com uma frente mais moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.

Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambiabilidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Design e robustez do Arocs no novo Atego fora de estrada
O Atego para operações fora de estrada ganhou um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Vale destacar que o design robusto da versão off-road está disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Linha 2024 acentua a versatilidade de aplicação dos caminhões Atego
Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Já os modelos vocacionais, por sua vez, nascem com toda a evolução introduzida na linha Euro 6, como, por exemplo, os sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

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