Transportes

Pilotando seu Actros Mercedes-Benz, Bia Figueiredo vence em Potenza e chega à terceira vitória na Copa Truck 2024

·       Confirmando seu excelente desempenho a bordo do Actros, a piloto da ASG Motorsport acumula três vitórias em oito provas no ano

·       Bia tem entre seus patrocinadores o Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz e realizado por meio de parcerias, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero

·       Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

Bia Figueiredo, da equipe ASG Motorsport, confirmou, mais uma vez, sua excelente performance como piloto do caminhão Actros Mercedes-Benz na Copa Truck 2024. Ela venceu ontem, 16 de junho, no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), a primeira corrida da 4ª etapa do ano. Foi a terceira vitória de Bia nas últimas três etapas da atual competição.

Além da vitória de ontem, a piloto buscou a terceira colocação na segunda corrida em Potenza, acumulando pontos importantes e se aproximando da liderança da categoria Super Truck Elite. Atualmente é a segunda colocada, com 117 pontos, 12 de diferença em relação à primeira posição.

Esta foi a segunda vez que Potenza, na Zona da Mata Mineira, a cerca de 50 km de Juiz de Fora, recebeu a Copa Truck, que neste ano ganhou a denominação de GP Santa Cruz do Sul, em homenagem a esta cidade do centro do estado gaúcho que receberia originalmente a 4ª etapa da competição, mas que teve de ser cancelada em função dos impactos das enchentes. Aliás, parte da renda será revertida a Santa Cruz do Sul.

A 5ª etapa da Copa Truck 2024, com duas corridas, será realizada no dia 4 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o mais tradicional circuito do automobilismo brasileiro.

“O terceiro triunfo de Bia Figueiredo no ano merece duplo reconhecimento. Primeiramente, por reafirmar seu excelente desempenho na competição em 2024. E também pela forma como buscou a vitória em Potenza. Ela largou na segunda posição, perdeu uma posição na largada, mas se recuperou ao longo da prova e chegou à liderança numa pista muito travada, de difícil ultrapassagem”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Parabéns para Bia e para a ASG Motorsport”.

Bia Figueiredo tem entre seus patrocinadores o Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz do Brasil e realizado por meio de parcerias. Esta iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Lançado em fevereiro de 2019, o Movimento A Voz Delas conta hoje com mais de 60 empresas parceiras somando forças para a transformação no cenário do transporte para a mulher.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem uma nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os mais novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini (#117) e o paulista Marcio Giordano (#126), que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que serão utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo (#111), já integrante da equipe, disputam a categoria Super Truck Elite.

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsports estava forte, com Roberval Andrade (#15), Jaidson Zini (#25), Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99). Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024 na categoria Super Truck Pró.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Download do Press Release

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *