Vamos falar de alho!
O alho é realmente um santo alimento. É um alimento regulador, ajuda a regular muitas coisas no nosso organismo.
Amado e utilizado como tempero por grande parte da população, o alho é um santo alimento, quando falamos dos seus inúmeros benefícios a saúde:
Fortalece o sistema imunológico
Consumir alho regularmente fortalece o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções.
A alicina, presente no alho, tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes que ajudam a aumentar a atividade dos glóbulos brancos.
Possui propriedades antibacterianas
O alho possui propriedades antibacterianas eficazes contra uma variedade de bactérias, incluindo Escherichia coli e Salmonella.
A alicina, inibe o crescimento dessas bactérias, oferecendo uma alternativa natural no combate a infecções.
Reduz a pressão arterial
O alho ajuda a reduzir a pressão arterial.
Os compostos sulfurados presentes no alho relaxam os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo sanguíneo, auxiliando no controle da hipertensão.
Melhora a saúde cardiovascular
O alho também contribui para a saúde cardiovascular ao reduzir os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) e aumentar o colesterol HDL (o colesterol bom), prevenindo doenças cardíacas.
Ação anti-inflamatória
O alho tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, aliviando dores e sintomas de doenças inflamatórias crônicas como a artrite.
Possui propriedades antioxidantes
Os antioxidantes presentes no alho protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento celular e prevenindo doenças crônicas.
Melhora a digestão
O alho estimula a produção de sucos gástricos, facilitando a digestão e prevenindo problemas como indigestão e inchaço abdominal. Só não é recomendado o excesso de alho, na alimentação,que pode desencadear incômodo na barriga, gases, cólicas, asia e até mesmo diarreia.
Ajuda a regular o açúcar no sangue
O alho ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.
Fortifica os ossos
O consumo regular de alho contribui para a saúde óssea, aumentando a densidade óssea e prevenindo a osteoporose, especialmente em mulheres.
Melhora a saúde da pele
As propriedades antibacterianas e antioxidantes do alho ajudam a manter a pele saudável, prevenindo acne e combatendo os sinais de envelhecimento.
Ação antiviral
O alho possui propriedades antivirais que podem ajudar a prevenir e tratar infecções virais, incluindo o resfriado comum e a gripe.
É comum as pessoas tomarem um chá com alho, limão e mel, para combater gripes e resfriados.
Possui propriedades antifúngicas
Os compostos presentes no alho são eficazes contra fungos, ajudando a tratar infecções fúngicas como a candidíase (no caso das mulheres).
Auxilia na desintoxicação do organismo
O alho ajuda a eliminar toxinas do corpo, promovendo a desintoxicação e melhorando a função hepática.
Melhora a saúde bucal
Apesar do odor forte, o alho possui propriedades antibacterianas que ajudam na saúde bucal, combatendo bactérias causadoras de cáries e gengivite.
Promove a saúde dos cabelos
O alho contém nutrientes que fortalecem os cabelos, prevenindo a queda e estimulando o crescimento capilar.
Alivia os sintomas da asma
O consumo de alho pode ajudar a aliviar os sintomas da asma, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes.
Reduz o risco de câncer
O alho possui compostos que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de estômago e cólon.
Melhora a circulação sanguínea
O alho ajuda a melhorar a circulação sanguínea, prevenindo problemas como varizes e trombose.
Auxilia na perda de peso
O alho pode ajudar na perda de peso, pois estimula o metabolismo e promove a queima de gordura.
Melhora a saúde mental
O consumo regular de alho pode contribuir para a saúde mental, reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e demência
De onde vem o alho que consumimos no Brasil ?
O Brasil usa muito o alho como base de tempero de diversos pratos, desde o tradicional arroz com feijão, como para peixes, carnes, molhos, saladas, etc.
O alho que consumimos no Brasil é parte nacional (são cerca de 5.000 produtores rurais de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e parte é importada (grande parte da Argentina e China, tambem em menos quantidade da Espanha, Chile e Egito).
O Brasil usa muito alho. Somos o 7° maior consumidor de alho do mundo.
Consumimos cerca de 1% da produção mundial de alho.
Produzimos apenas 0,4% da produção mundial de alho.
O Brasil consome cerca de 300.000 toneladas de alho por ano e produz cerca de 165.000 toneladas
Somos o 2° país que mais importa alho do mundo (Fonte Embrapa)
Números que mostram o tamanho gigantesco desse mercado e o potencial que existe para produtores rurais investirem nesse tão consumido produto.