Cuidados com seu carro / caminhão nesse fim de ano
Quando chega o fim de ano e o período de férias, entre Dezembro e Janeiro de todos os anos, as estradas ficam cheias de motoristas que não possuem tanta experiência, quanto os profissionais do volante, que todos os dias estão no batente nas estradas brasileiras.
Levantamos algumas dicas para, tanto motoristas de automóveis, quanto de caminhões / veículos de carga, devem obedecer:
Mantenha a revisão em dia
Se tem algo que é chato é ter problemas com o carro / caminhão justamente no fim de ano nas estradas. Para evitar qualquer incômodo, faça uma revisão de sair de viagem. Geralmente essa é uma época bem movimentada nas oficinas, por isso a necessidade de se antecipar.
Cheque, principalmente, os sistemas de freios, suspensão, bateria, faróis e lanternas, palhetas dos limpadores, entre outros. Ah, e não esqueça que a revisão também deve ser feita no implemento de seu caminhão!
Pratique direção defensiva
Muitos caminhoneiros reclamam do aumento de motoristas menos experientes no fim de ano nas estradas. Contudo, é preciso relevar, já que esse é um período de férias e festas.
Por isso, tenha paciência, adote uma postura calma, e procure prever as possibilidades de acidentes. Com atenção redobrada, é mais fácil antecipar possíveis problemas de trânsito.
Evite brigas e discussões
Nesta época do ano, as pessoas ficam mais ansiosas e estressadas e ansiosas para chegar a seu destino final. Ou seja, estão menos propensas a ter paciência com os demais motoristas.
Por isso, para evitar qualquer aborrecimento, é importante relevar eventuais desentendimentos. Até porque buscar o confronto na direção pode ser perigoso.
Respeite as leis e regras de trânsito
A pressa é, e sempre será, inimiga das regras de trânsito. Então, evite ultrapassar os limites de velocidade no fim de ano nas estradas, esteja você com o caminhão carregado ou não.
Agindo dessa maneira você preserva tanto a sua vida quanto dos outros motoristas que seguem pelas rodovias.
Respeite o sono
A regra é clara: tá com sono? Não fique lutando contra ele enquanto pilota. O cérebro não responde bem quando está com sono! Inicie a viagem descansado. Se não for possível e o sono bater na estrada, faça uma parada e descanse.
Vale mais a pena descansar num hotel baratinho, do que seguir viagem com sono e fazer besteira!
Cuidado com o celular
Não use o celular, enquanto dirige. Não confie! Um, dois segundos faz a diferença. Nas estradas sempre aparece aquele acidente aonde ninguém imagina que pode acontecer. Muitas vezes, foi o celular que tirou a atenção do motorista e causou o acidente.
Álcool e direção: NÃO
Álcool e direção não combinam. Mesmo uma dose pequena pode reduzir seus reflexos e dificultar a tomada de decisões rápidas, essenciais no trajeto. Além disso, dirigir sob o efeito do álcool coloca em risco não apenas a sua vida, mas também a de outros motoristas, passageiros e pedestres. Bebidas? Só quando chegar no destino.